Diariamente, as redações dos órgãos de comunicação social recebem “press releases” de múltiplas agências de comunicação sem que exista uma qualquer contrapartida financeira para a sua publicação. Face a este cenário, a APMEDIO – Associação Portuguesa de Media Digital – defende que “é urgente travar este cenário”. Relembre-se que as referidas agências de comunicação são remuneradas pelas empresas para elaborarem os press releases e os enviarem às redações. Ou seja, o custo da sua publicação é da inteira responsabilidades dos media sem qualquer benefício direto.
A APMEDIO pretende, assim, criar um serviço específico que tenha como propósito estabelecer uma “uma relação mais equilibrada e justa entre quem produz e quem difunde a informação”, como se pode ler no comunicado.
Esta proposta surge nesta altura em que o setor dos media enfrenta desafios diários e crescentes que tem que ver com o seu financiamento e consequente existência. “A direção da APMEDIO acredita que este modelo inovador pode representar um passo determinante para garantir a sobrevivência e o crescimento dos media portugueses.”